sábado, 15 de janeiro de 2011

O ontem, o hoje e o amanhã

Fui a uma entrevista de emprego na COELCE uns dias atrás. Quando saí, outra pessoa que também concorria contou que em outra entrevista tivera que escrever um texto com esse tópico.

Entusiasmado com o desafio cá estou.

O Ontem, o hoje e o amanhã

Para onde vamos? De onde viemos? Para algumas pessoas essas são questões filosóficas muito longe da realidade. Desnecessárias até.
Mas eu diria que são importantíssimas e muito práticas.
Para onde vamos é o nosso futuro. Para que vivemos? Para trabalhar e sustentar nossos filhos até eles acabarem a faculdade e poderem comprar um carro e um apartamento? E se você não precisasse trabalhar, estudar, se nada disso existisse, como você passaria o seu tempo?
De onde viemos é mais do que vidas anteriores, outros mundos. É o nosso passado. Viemos de um século de guerras, crises, tecnologia... Esse é o nosso hoje: um mundo de sequelas e consequências do século XX. E o que aprendemos com ele?
Parece que nada. Novas guerras sem data para acabar começaram: Afeganistão e Iraque. Se não temos mais a guerra fria, temos a tal da "guerra ao terror", lançada por um ex-presidente para lá de suspeito. Crises financeira, climática e social marcam o início desse século. Fica até desgostoso pensar no tal do amanhã.
Está claro que o capitalismo ruiu, afundado em dívidas impagáveis - a Europa e seus atuais conflitos estão ai para mostrar. A China alcança altas cifras em reservas e nenhuma moral em negociações - essa é a nação que deverá nos dominar em alguns anos. O que será do pós capitalismo?
Uma população crescente necessita de oferta de alimentos crescente, mas com um planeta climaticamente instável fica difícil conseguir.
O que virá amanhã não dá para saber, mas sabe-se que será muito importante.

2 comentários:

Paulo Emanuel Lopes disse...

Tudo é lugar para inspiração, até a saída de uma entrevista de trabalho!


Quando escrevi esse texto fiquei um pouco triste porque não gosto de escrever coisas tristes. Fazer o quê, assim é o meio em que vivemos.

Medeiros disse...

Não precisamos nos preocupar Emanuel. Tudo isso que está acontecendo faz parte de uma cadeia de acontecimentos que estão ocorrendo para que alcancemos a luz.

Eu sei que é temeroso, ameaçador, mas nada melhor que contarmos com a proteção do nosso Rei que chegou: Mestre Yeshua Ben Joseph.