quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Botando o bloco na rua




A grande maioria das pessoas têm um sonho: ser alguém na vida.

Ser alguém obviamente significa alcançar uma boa posição social: ter um bom emprego, uma boa condição de sustentar a família e poder usufruir das coisas boas que o dinheiro oferece.

A maioria considera o carro do ano, a viagem dos sonhos, o apartamento incrível, frequentar bons bares, poder se vestir bem... E isso acaba movendo o nosso trabalhar.

Os que não se enquadram nessa escala de preocupações ou já nasceram em uma boa posição ou de alguma forma não acham que é necessário uma vida corrida e estressante para se viver uma vida boa.

Sim, porque ter dinheiro é muito bom, mas é muito "ralado" ganhar a merreca. E cada dia mais você se vê obrigado a trabalhar mais e mais para manter a vida que acha adequada e digna.

Entendi o que eu não quero ser quando crescer: trabalhar e trabalhar para poder gastar e gastar! E grande é o estress para se poder ganhar.

Eu vou é morar em uma cidadezinha de praia e ter qualidade de vida! Respirar ar fresco, sentir a brisa do mar, pegar os primeiros raios de sol...

A vida é sim melhor lá! Mas há um problema: o poder e o conhecimento não estão lá!

O capitalismo tem, entre suas características, a concentração. A urbanicidade é condição primária á existência do sistema. Atualmente mais da metade da população mundial vive em cidades.

Enquanto isso a condição de vida nas cidades vai decaindo, e problemas como lixo, mobilidade urbana e qualidade do ar passam a ser compartilhadas por países ricos e pobres.

No Brasil a venda maçica de carros e planejamento urbano de menos vai piorando o caos em que já se encontram nossas metrópoles. Mas pior mesmo é achar que uma parcela da população simplesmente não tem direito a viver com dignidade - periferias e favelas. E não me venham com essa que o estado não tem dinheiro pra resolver isso...

E assim você expande seus dominios. Cidades como Londres, Nova York, Tóquio e São Paulo unem em um mesmo lugar valores e culturas do mundo inteiro. Temos a internet, mas é uma experiência que não substitui a vivência. Assim decidi ganhar o mundo. E vou atacar por onde gosto: COMUNICAÇÃO.

A comunicação é um dos pilares do capitalismo, e é nesse "rumo" que eu vou botar o meu bloco na rua.

2 comentários:

Paulo Emanuel Lopes disse...

Essa foto ai é da Brick Lane ("Caminho dos tijolos") que é um dos famosos redutos de indianos e artistas de Londres.

Tive a grande satisfação de morar ai bem perto, em Shoreditch, quando lá estive.

Escolhi essa foto porque é um dos símbolos da diversidade londrina.

Fernando Veras disse...

Valeu Paulinho! Parabéns pelo novo lay out e pelo texto criativo. Keep posting.