quarta-feira, 17 de setembro de 2014

“Ninguém governa sem o PMDB” admite vice de Marina Silva*

*Com informações da Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e Brasil247.


Nesta quarta-feira 17, em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, o candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva (PSB), deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), declarou que “ninguém governa sem o PMDB” e que “não é preciso entregar o governo para o PMDB para ter governabilidade”.

A declaração vem a pressionar a candidatura Rede-PSB (Partido Socialista Brasileiro). Tanto a atual candidata Marina Silva como seu falecido companheiro de chapa, Eduardo Campos, criticavam a política de aliança com o PMDB adotada pelo seu principal adversário nesta campanha presidencial, o Partido dos Trabalhadores (PT).

Atualmente o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) constitui a segunda maior bancada da Câmara dos Deputados e a maior no Senado Federal. Esteve aliado com os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luis Inácio Lula da Silva (PT), de correntes ideológicas opostas.

A ação de Beto Albuquerque parece sinalizar uma aproximação com o PMDB prevendo uma aliança de governabilidade caso Marina seja eleita. Neste mesmo ciclo de entrevistas, o atual vice-presidente e candidato a vice na chapa com Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (PMDB), afirmou que caso a acreana seja eleita o PMDB será oposição ao seu governo.

Outro ponto polêmico da entrevista foi a relação entre a candidatura pessebista e o agronegócio. Ligado à bancada ruralista no Congresso Nacional, a indicação de Beto Albuquerque para a chapa foi uma sinalização para o setor de que a ambientalista Marina Silva não interviria em seus negócios.

“Não há dicotomia entre sustentabilidade e desenvolvimento” afirmou Albuquerque, que garantiu ainda “respeito” ao Código Florestal, conjunto de leis aprovado pelo Congresso Nacional brasileiro em maio de 2012.

Albuquerque afirmou ainda que a permanência de Marina Silva no PSB após uma eventual vitória não é uma obrigação.

“Acho que o sonho de fazer a Rede é legítimo, mas acho que Marina fica como presidente no PSB, embora isso não seja uma obrigação”, declarou o deputado gaúcho.

Texto produzido como exercício para o blog da disciplina Jornalismo Online da Faculdade Cearense 2014.2

Nenhum comentário: