segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Pelo Twitter, agência de notícias rebate acusação de ser “governista”

A Agência de Informação Frei Tito para América Latina – Adital, organização não governamental ligada à Teologia da Libertação, cujo principal objetivo é ser uma agência de notícias dos movimentos sociais e defensores dos direitos humanos na América Latina e Caribe, atuando de forma contra-hegemônica à mídia tradicional, participou de uma discussão em sua conta do Twitter (@agenciaadital), no último dia 14 de agosto, sobre sua pauta jornalística.

Pela rede social de microblogs, uma leitora (@personalescrito) acusou a Agência – que não recebe verbas públicas em publicidade de nenhuma instância governamental – de que não estaria cobrindo os conflitos indígenas no Brasil por sua ligação com o teólogo, escritor e defensor dos direitos humanos Leonardo Boff (@leonardoboff), que seria “governista”.

A leitora fazia referência a uma matéria que saiu sobre conflitos indígenas na América Latina, onde não teria sido citado o caso brasileiro.


A Agência dispôs-se a informar à leitora que Leonardo Boff não comanda a ONG, sendo apenas um colaborador de conteúdo, com seus artigos de opinião.


Reconhecendo a ausência da cobertura do caso brasileiro na matéria referida, tendo em vista que essa cobertura dos conflitos indígenas no Brasil foi e continua sendo realizada em outras matérias produzidas e/ou publicadas pela Adital, a Agência informou que não tem ligação com o governo Federal e, como prova, antecipa uma entrevista que estava em vias de ser publicada com Otávio Penteado, cientista social da Comissão Pró-Índio de São Paulo, instituição ligada aos direitos indígenas que, inclusive, acusa o governo brasileiro de bloquear o processo de demarcação de terras.
Apesar de Leonardo Boff não ocupar formalmente nenhum cargo no governo federal, recentemente, o escritor declarou, publicamente, que apoia a reeleição da presidenta Dilma Rousseff, o que teria incomodado setores da sociedade civil organizada, rompidos com o governo.

Ao final a leitora agradeceu a atenção e aproveitou para sugerir temas para a entrevista.


Ainda via Twitter, alguns dias depois, a leitora voltou a cobrar uma posição da Agência em relação aos atuais conflitos indígenas no Brasil, o que foi respondido com o link direcionando a leitora à entrevista citada anteriormente.



Com o advento das Redes Sociais, momento em que o público passa a ter oportunidade de interagir, direta e publicamente, com suas empresas ou marcas, tornou-se imperativa a necessidade de administrar esse importante canal de comunicação com seu público.

As Redes Sociais, hoje, são um importante segmento de trabalho para os egressos dos cursos de Comunicação Social. Nessa agência (Adital), por exemplo, apesar de tratar-se de uma empresa com objetivos jornalísticos, foi escolhido um publicitário como gestor das novas mídias.

Siga o autor deste post @pauloemanuel

*Postagem produzida como exercício para o Blog da turma de Jornalismo Online da Faculdade Cearense.

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