sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Crônica: Porto, trem, lagosta... Hoje o turismo!*



Quinta feira dia 21 estive com D. Maria José Coelho de Carvalho, secretária de turismo de Camocim. Em sua sala com um bonito quadro ao fundo, recebeu-me muito bem e foi super agradável e prestativa quanto as informações que pedi.
O que mais gostei de ouvir em nosso bate papo, atrevo-me a assim chamar, foi sua preocupação em preparar a cidade antes de anunciá-la na mídia. Esse é um pensamento corretíssimo, pois é claro para nós que nosso paraíso não tem nenhuma excelência em serviços. Mesmo assim vejam a situação de nossos hotéis: hoje falta leito em Camocim! Informação muito importante essa, pois indica que sim, Camocim está recebendo muita gente e a tendência é recebermos mais.
Em seguida fui para Jericoacoara, nossa querida Jeri. Uma turma de cinco pessoas, eu incluso, fizemos caminhando esse percurso de 45 km! Dois nativos, uma semi-nativa (Carolina Chavez, do Carol Acqua, residente em Camocim há 10 anos) e dois visitantes: uma de Brasília e outro que mora no Canadá, irmão de um que se apaixonou por essas terras e por cá resolveu ficar. Nem preciso dizer que foi maravilhoso. Quantas pessoas pagariam por aquele passeio – imaginava essa minha cabeça de comerciante\publicitário. E não só esse passeio, mas pelo mangue do Coreaú, para a Barra dos Remédios, parque de dunas, por nossos seis grandes lagos... Tantas chances de crescer nós temos com o turismo, disse bem nossa secretária. Afinal com um litoral de 62 km praticamente virgem, o maravilhoso mangue do estuário do Coreaú, clima bom o ano inteiro, num momento da economia mundial que o turismo - assim como todo o setor de serviços - só cresce, é pra lá mesmo que temos que correr. Inclui-se nesse contexto nossa pesca que não anda lá essas coisas e nosso parque industrial incipiente.
E quando há investimento tem que ser bem feito. Nossa nova beira mar ficou mais verde, mais iluminada, ganhou um mirante maravilhoso, mas o que são aqueles bancos na praça do Ódus, em tese nossa praça de eventos (inclusive com placa indicativa)? E a falta de engenharia quanto a altura do calçadão nas áreas em que a maré sobe e o banha? Daqui a pouco aqueles conhecidos buracos aparecerão – já nos dizia Fernando Veras em sua crônica de dezembro. Saudoso lembro de nosso “Café Du Port”, restaurante de todo bom gosto localizado na mesma beira-mar levado pelas chamas. Jeri é hoje o que é pela divulgação sim, mas muito pela qualidade de suas hospedagens e restaurantes. Para atrairmos turistas não bastam belezas naturais, precisamos de serviços de qualidade. Qual passo estamos dando nessa direção?
D. Maria José falou do seu trabalho a frente da secretaria para esse carnaval. Cursos em parceria com o SEBRAE para melhorar a qualidade de nosso serviço, produção do folder explicativo para os foliões, cadastramento das famílias que alugarão suas casas durante o período momino, trabalho junto às barracas de praia, principalmente as do Maceió e Tatajuba... Mas e depois? Mesmo organizados, como vamos nos diferenciar como destino turístico já que coqueiros, dunas e sol existem em vários outros lugares?
Já repararam em nossa riqueza arquitetônica? O projeto para Camocim junto ao IPHAN, órgão do governo federal, anda lento (o prédio da antiga prefeitura está aguardando avaliação) e nosso plano diretor está para ser votado, ações que vão nesse sentido. A história de Camocim, a conhecemos? Quem teve o privilégio de ler algum livro do Sr. Arthur Queiroz, nosso querido memorialista, sabe o que estou dizendo. Não esqueçamos que Camocim já foi uma importante cidade com porto, cinema, vôo direto para Fortaleza em plena década de 50, base de apoio aos vôos Europa e EUA - Rio de Janeiro, primeira loja maçônica do Ceará, o aviador Pinto Martins... Nossa Camocim é uma mistura de culturas. Já repararam como aqui tem gente com olhos claros e cabelos loiros? Essa forte herança européia contrasta com nossos traços indígenas da nação Tremembé. Um lugar único, especial, aconchegante. Sim, temos muita coisa além de praias.
Um passo para a valorização de nossa cultura foi feito com o Festival Gastronômico de Camocim e o Salão de Artes, eventos produzidos pela Prefeitura que nos lembram que não somos só praias: somos cultura, somos história, somos culinária, somos esportes náuticos, somos artes plásticas, somos literatura, somos arquitetura... precisa que outros venham de fora e nos digam o quanto somos maravilhosos? Será que eu conseguiria ter feito aquele passeio com amigos aqui da terrinha? Almir Klink teve que nos dizer que nossa beira mar é o maior museu de embarcações artesanais ao ar livre do mundo, imaginem quantas coisas ainda temos por descobrir.
Temos uma paisagem paradisíaca, uma gente maravilhosa e uma cultura super interessante, tudo que o turista hoje procura. Para atendê-los precisamos de estrutura, de serviços de qualidade. Que Camocim saiba hoje se preparar para a demanda que haverá quando o Brasil, quem sabe o mundo, descobrir esse pedaço do paraíso esquecido no norte do Ceará...

Site oficial da Setur: www.camocimturismo.com.br

*Crônica publicada no jornal O Correio do Litoral de Março. Retirei essa imagem da Internet. Obrigado Franco de Lagos!

Nenhum comentário: