domingo, 5 de outubro de 2008

Chico Vaulino é reeleito prefeito de Camocim

Segundo informações coletadas pela minha irmã, via msn, a poucos instantes (rsrs), o candidato a reeleição Chico Vaulino (PP) foi reeleito prefeito de Camocim com uma vantagem de 2.933 votos em cima de sua adversária Mônica Aguiar (PSB), mulher do deputado estadual Sérgio Aguiar, herdeiro político de seu avô, Murilo Aguiar, e de seu pai, Francisco Aguiar.

Antes de analisar, tenho que deixar bem claro que torcia para a vitória do atual prefeito, por apoiar sua administração e desaprovar os anos de administração Sérgio Aguiar (1997-2004). Mas o fato de eu e minha família não sermos ligados politicamente, familiarmente, e principalmente, economicamente à prefeitura advoga em favor de minha imparcialidade. Aqui, apesar de distante, está falando um cidadão Camocinense - que por sinal nunca teve coragem de mudar o título de eleitor aqui pra Fortaleza.

Em Granja, informei-me que o candidato Esmerino Arruda (PSDB) estava à frente do seu adversário Romeu Aldigueri (PPS, mas depois da eleição, sem partido) por apenas UM VOTO! Meu Deus, nunca imaginei que fosse ver o Esmerino passando por isso... rsrs é mesmo o fim do mundo!

Em Barroquinha, o meu candidato Ademar Veras (PTB) foi o eleito. Meu avô, Álvaro, apoiou-o abertamente - durante seu recente aniversário de 80 anos, em junho, o então candidato leu uma das leituras da missa, firmando o apoio da família. O seu adversário, Jaime Veras, após oito anos como prefeito e mais quatro com sua sobrinha Aline - a prefeita mais jovem do Brasil - perde o controle da prefeitura para um primo seu. Ademar é filho de um grande cidadão Barroquiense, antigo comerciante da cidade e grande amigo de meu avô, Pedro Veras, irmão da mãe do adversário derrotado, Veraldina Veras.

Essas mudanças na política da região refletem o avanço da democracia em nosso país. Antigamente, eu só conseguía imaginar prefeito alguém de família conhecida na cidade, vencia aquele que tinha mais dinheiro pra torrar na campanha... mas as recentes eleições mostram o contrario.

Novas lideranças vão surgindo e se firmando - destaco Chico Vaulino em Camocim, Roner em Coreaú, Ademar em Barroquinha e Luizianne em Fortaleza, só para ficar por perto. Principalmente após a vitoriosa campanha de reeleição do Presidente Lula (e toda aquela campanha em mídia nacional contra o presidente - leia-se mensalão), ficou claro que a democracia fincou raízes profundas na cabeça dos brasileiros... sinto que hoje valorizamos mais nosso voto, sentimos que maus políticos podem e devem ser punidos por utilizarem-se da máquina pública em benefício próprio.

Bom, pelo menos essa é a sensaçao que eu tenho, que me traz muita tranquilidade, pois a melhoria da classe política é a melhoria da nossa própria sociedade.

Nenhum comentário: