sexta-feira, 10 de maio de 2013

Onde anda a salvação?


Existe a salvação? Se existe esse debate é porque estamos "caídos" ou corremos esse risco. Mas se somos filhos de Deus, filhos da Criação, porque haveríamos de cair?

Bem, façamos uma pequena análise deste capítulo da bíblia que nos fala da "perdição" dos homens (pequena mesma, pois seria impossível analisar a fundo em poucas linhas como estas).

O Criador oferecera a suas duas criaturas recém nascidas todo o esplendor do paraíso, as proibindo de comer do "fruto proibido". Não precisamos pensar muito para entender que esse "fruto" é uma metáfora de algo que não sabemos bem ao certo e, embora possamos fazer um exercício imaginativo, não há como (materialmente, em vida, com nossos conceitos limitados) chegarmos à verdade.

Deus (o Pai, o Criador, o Centro do Universo, emanação inicial da vida... Seja como você o chama) nos proibiu de algo, que por influência de algo externo (a serpente) acabamos tentados e "caídos"; falhamos com a confiança de Deus. A que a maçã pode estar fazendo referência?

Muito resumidamente, a maçã significa algo como o "conhecimento", que pode ter uma significação (um caminho) tanto positivo quanto seu oposto. A dica para o que ela significa peguemos em uma passagem um pouco mais a frente:

Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; 
Gênesis 3:22

O homem se tornou como Deus: conhecedor do bem e do mal.

Segundo muitos acreditam, após provarmos o pecado original o homem foi condenado por Deus a sofrer até que chegasse "o fim dos tempos", quando o homem se reencontraria com seu criador. Bem, acho que devemos reformular isso.

O homem não foi "condenado" por Deus, mas tomou sua própria atitude, suas próprias escolhas, ou seja, condenou a si mesmo. O homem está pagando por seus erros, mas não acredito que isso não tenha sido previsto por Deus - afinal ele é Criador, e como tal conhece sua criatura - nem muito menos que seja irreversível. O homem foi influenciado pela serpente para "abrir os olhos", mas fez de modo muito rápido, egoista. Consequências? Todo esse nosso mundo cada vez mais tecnológico e menos MORAL.

Deus é amor e misericórdia. Vamos parar com essa história de que Deus pune, que isso, que aquilo... A história da humanidade é muito profunda para que entendamos nossos próprios caminhos.

Acho que devemos aceitar nossos sofrimentos, se contentando em não querer entender tudo muito bem. O caminho da felicidade passa por essa entrega ao que é absoluto.

Nenhum comentário: