terça-feira, 28 de maio de 2013

Green Bank, nos EUA, refúgio de quem deseja fugir das conexões wireless


Uma matéria me chamou muito a atenção hoje. Narra a história de uma mulher que foi morar em Green Bank, na West Virginia (EUA), uma região que faz parte da US National Radio Quiet Zone, uma área em que é proibido haver emissão de ondas de qualquer frequência (celulares, wifi, rádio...) por conta da presença de um importante equipamento de pesquisa estadunidense (foto).

Por conta dessa particularidade, um povoado formado só por pessoas que possuem alergia a ondas eletromagnéticas vem sendo formado nos últimos anos. A doença é conhecida por EHC (hipersensibilidade a ondas eletromagnéticas por sua sigla em inglês), mas por razões comerciais (que nós sabemos que para os líderes mundiais são mais importantes que as questões de saúde pública) a doença é negada pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Utilizam os mesmos argumentos que por muitos anos a indústria tabagista utilizou e que a indústria de celulares continua repetindo: a ciência não possui "provas cabais" de que ondas eletromagnéticas causam mal à saúde, e enquanto essas "provas" não aparecerem (que eu duvido, pelo menos nos próximos anos, já que a ciência é financiada por muitas dessas empresas) continuamos correndo riscos com a exposição a tais frequências.

Se a doença existe ou não para a OMS, o fato é que existem relatos de mal estar sentidos por essas pessoas - que não devem estar mentindo, pois tiveram que se mudar de suas cidades, de suas famílias para morar em uma área livre dessas ondas, e alegam sentir-se melhores.

Segue uns links para que vocês possam conferir:
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/ja_ouviu_falar_de_alergia_a_wifi_vila_foi_criada_para_quem_tem_esse_problema

http://www.bbc.co.uk/news/world-us-canada-14887428

http://blogs.estadao.com.br/eldorado-socioambiental/cidade-dos-eua-abriga-pessoas-com-alergia-a-wi-fi/

http://catafau.blogspot.com/2012/01/ja-ouviu-falar-de-alergia-wi-fi-vila.html

http://wp.clicrbs.com.br/atlantidapassofundo/2011/09/20/vila-nos-eua-foi-criada-para-quem-tem-alergia-a-wi-fi/?topo=52,1,1,,224,77

Nenhum comentário: