domingo, 28 de setembro de 2008

Publicidade é um reflexo de nossos anseios

Bisemana passada, se não me engano, estava em veiculação um outdoor institucional da faculdade Christus. Dizia mais ou menos assim: " Alunos Christus, da faculdade direto pro mercado de trabalho". Fiquei horrorizado com a venda desse produto que considero tão importante - a educação - de forma tão pequena...

Mas passemos adiante. Acabei refletindo sobre as pessoas para as quais o anúncio se dirigia. Aquele talvez fosse o maior "medo" desses que estão saindo do ensino médio e tão pouco sabem sobre si mesmos, o que dirá da vida (rsrs lógico esse comentário reflete minha feliz decepção ao "esperar" três anos até entrar na faculdade de Publicidade). Pesquisas não foram necessárias para perceber essa "demanda psicológica" do público-alvo (pelo mercado eu imagino que tenha sido assim!), mas me levou a refletir sobre como a publicidade utiliza-se dos anseios, e até de certo modo, do medo das pessoas.

Ok, tentemos ver pelo lado positivo: é um ótimo farol sobre as tendências da sociedade. Associei imediatamente às campanhas incentivando a conservação do planeta, a guinada do terceiro setor, responsabilidade sócio-ambiental pelas empresas (ou pelo menos tentativa disso)... esses valores são refleto da vontade das pessoas, da sociedade, que por sinal investem seu dinheiro em produtos e serviços oferecidos pelo mercado. Se as pessoas estão desejando isso, então temos um bom sinal de que a sociedade está evoluindo, e a publicidade com certeza seguirá nesse caminho, senão sempre um passo à frente!

Professor Cristian, Marcelo e você que está nesse momento ai, é mais ou menos assim que acredito como minha profissão se tornará mais ética: À MEDIDA QUE A SOCIEDADE FOR DESEJANDO MELHORAR.

Nenhum comentário: