quinta-feira, 28 de agosto de 2008

W.

Aê galera, passei uns dias sem postar nada, apenas passando pro papel. Agora que postando...

Outro dia assisti ao trailer do filme sobre a "história" do sr. George W. Bush. A aversão que eu tinha a ele já foi tamanha que conscientemente cheguei a desejar sua morte. Sério! rs... queria, imaginava, o melhor para o mundo.

A questão é: qual homem existe por trás do atual presidente Estadounidense? A frase que mais me lembro do trailer é seu pai dizendo: "Quem você pensa que é, um Kennedy? Você é um Bush, aja como um!" Começei a raciocinar sobre seu contexto.

Primeiro, o que achei massa é que ele, como todo bom jovem deveria ser (rsrsr), viveu sua fase "porra louca": foi um jovem alcóolatra e inconsequente. Imagina ser filho de políticos conservadores conhecidos - seu pai foi presidente por 8 anos. Seu olhar ainda transmite timidez, apesar de tantos anos como político. Imagina o contexto em que fora criado, os valores, as pessoas com que convivera e suas idéias. O pensamento republicano e seus atores fazem parte de sua história. Seria mais que óbvio ele continuar com essa política em seu governo - assim diz a psicanálise, assim como minha razão.

Antes de atirarmos pedras - pois sua criação não o livra das atrocidades que cometera, sejam econômicas, sociais, ecológicas, psicológicas, políticas... - quero falar sobre um episódio dos Simpsons que assisti ontem. Lisa resolvera ser vegetariana, mas ninguém em sua casa lhe seguiu, muito menos lhe apoiou. A raiva que sentiu lhe fez fugir de casa. Encontrou Abu, o comerciante indiano, que é totalmente vegetariano - os indianos veneram os animais, não permitem seu abate. Paul e Linda McCartney participam como vegetarianos amigos de Abu.
Quando Lisa vê que ainda maltrata os animais, pois come queijo e leite, fica com vergonha. Abu lhe ensina a ser tolerante e compreensível com as pessoas que ainda não descobriram a necessidade dessa dieta.

Temos que ser compreensíveis com as pessoas, pois cada um teve sua história de vida.

Nenhum comentário: