sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Assalto ao ex-governador do Estado do Ceará Lúcio Alcântara

Escrevi recentemente esse post, apesar de já ter um tempo do ocorrido. Lembrei enquanto o via pedindo voto para o Adahil, na propaganda eleitoral.

Assisti a reportagem do assalto no Jornal do meio dia, da TV Verdes Mares. A reportagem narrava o assalto ocorrido em plena beira-mar, em uma tarde de domingo, ao ilustre político. Depois fazia uma rápida entrevista com ele. Depois, imagens da viatura do Ronda na avenida, insinuando que a fiscalização iria ser intensificada.

A mídia, que tem todo o poder de criar um ambiente reflexivo na sociedade, não se preocupou em questionar as causas do insinuado aumento da criminalidade. Ao invés de debatermos o porquê de jovens optarem por viverem contra o estado, a moral e seus próprios pais, discutimos a eficácia do remédio, da solução "quebra-galho".

Será que a solução é termos um policial em cada quarteirão?

Ou evitar que jovens como esses que o assaltaram (assim como a um tempo atrás ao ministro Gilmar Mendes), geralmente moradores de bairros desassistidos pelo estado e de famílias desestruturadas, não se sintam capazes de melhorarem de vida economico e socialmente.

Primeiro então, vamos ser práticos: e quanto ao preconceito vindo de nós, quanto a estudantes de escolas públicas, negros ou moradores de bairros periféricos? E a violência social?

Nada disso nossa mídia nos ajuda a enxergar...


http://www.opovo.com.br/fortaleza/812657.html

Nenhum comentário: