quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Por que ser publicitário?



Falar de publicidade é muito complexo, demandaria muitos livros. Mas uma palavrinha que possa resumir a profissão talvez seja vender. Lembre-se de manter a mente aberta e entender que esse verbo vai muito além de convencer alguém a adquirir um produto ou serviço, mas antes a convencê-lo de algo: ele deve adquirir aquele sabão em pó (ou votar naquele político) porque é a melhor opção para ele.

Ser publicitário é buscar uma forma sempre nova de persuadir alguém de algo.

Escolhi publicidade, entre muitas coisas, por gostar da informalidade da profissão. Agências de publicidade não requerem, no ambiente de trabalho, uma preocupação maior com imagem pessoal (por mais controverso que possa parecer!), vestuário ou formalidades, como escritórios de advocacia ou bancos, por exemplo.

Publicidade é uma área muito estressante, mas ao mesmo tempo muito gostosa de fazer.

Estressante porque destacar uma campanha em meio a um mundo onde as pessoas estão sobrecarregadas de informação é cada vez mais difícil. Antigamente, quando só havia rádios e alguns poucos jornais impressos e canais de televisão (podem imaginar um mundo sem internet? Pois eu conheci!) era muito mais fácil atingir o consumidor. Hoje o publicitário, mais do que nunca, tem a tarefa de buscar constantemente novas formas de destacar uma marca, precisando estar sempre antenado com as constantes novidades que chegam. Por isso a criatividade é fundamental nessa profissão: você precisa estar sempre criando novos mote para novas campanhas para novas demandas para novos clientes... Ufa!

Estressante ainda por conta dos clientes. Em um mercado desenvolvido como no sudeste do país as empresas preparam seus planejamentos de comunicação para o ano todo. Mercados ascendentes como o cearense funcionam, na prática, assim: “- Gente, faltam dois meses pro Natal, o que a loja vai fazer de promoção? Liga pra agência!” Só que, nessas datas (o Natal, junto com o Dia das Mães, são as principais datas de comércio), não é só aquele cliente da agência que faz promoção, mas uns dez!

Nós somos ainda muito cobrados por resultados haja vista que, em muitas casos, o item propaganda representa um alto investimento para o cliente (basta imaginarmos que um anúncio de 30 segundos no Jornal Nacional pode ultrapassar R$ 300 mil, e uma página inteira em jornais de circulação nacional ultrapassa os R$ 50 mil).

Gostoso porque ser publicitário envolve sempre trabalho em equipe. Estamos sempre em contato com produtores de vídeo, cineastas, departamento comercial de rádio e televisão, fotógrafos, gráficas, fornecedores de tecnologia, entre muitos outros. Ser publicitário requer mais que técnica: exige que você consiga se relacionar bem com toda sua equipe – às vezes as reuniões acabam acontecendo nas mesas de bares. E você precisa ser alguém muito sensível, pois não adianta só dinheiro; muitos profissionais nessa área (lembrem-se: estamos trabalhando com criação) não trabalham pensando em dinheiro, mas na realização pessoal que aquele projeto possa oferecer. Ser publicitário é trabalhar com pessoas: tanto na hora de compreendê-las para conseguir vender como na hora de dirigir ou se relacionar dentro de uma equipe.

Fazer a faculdade de publicidade é ainda gostoso porque você tem uma gama muito variada de aeras que pode seguir: redação publicitária, direção de arte, mídia de agências de publicidade, produção de eventos, produção gráfica, produção audiovisual, produção para internet, produção cultural, consultoria e gestão de marcas, departamento de marketing, assessoria de comunicação, assessoria política, radialista, produtor de vídeo, fotografia, entre muitos outras.

Se você pensa em seguir essa profissão, se prepare: o mercado é bem fechado, as pessoas são bem estressadas, você trabalhará muito e encontrará muitas dificuldades, mas, por outro lado, vai se divertir um bocado!

Um comentário:

Fernando Veras disse...

Pois é meu amigo. Vender é phoda! O melhor da profissão é essa informalidade. Quem passou pela Terraço do mestre Xyco Theophilo sabe bem o que é isso. Quando o grupo é unido então, a criatividade aumenta e os egos desinflam. Adil que o diga. Grande abraço.