sexta-feira, 10 de abril de 2009

CCJ do senado aprova fim de concessão de Rádio e Tv para políticos

É isso mesmo. Em reportagem publicada hoje na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0904200906.htm), a comissão de comissão e justiça do senado aprovou parecer do senador Pedro Simon (PMDB-RS) a favor do cancelamento de novas concessão desses serviços públicos a parlamentares e não renovação dos existentes.

Ele alegou que essas concessões podem ser usadas como poder de troca entre o executivo e os parlamentares em votações importantes.

Pelo menos 17 parlamentares possuem registro de propriedade de veículo de comunicação, entre eles o nosso senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), proprietário da tv Jangadeiro de Fortaleza - afiliada SBT e emissora de rádio. Aliás, Tasso é o único que não tem concessão da globo, apesar disso não ser problema, afinal a concessão é do grupo da família de sua esposa, sr.a Renata.

O relatório passou - vamos ser sinceros - por só estarem presentes 4 parlamentares! E apesar de aparentemente saber de antemão do conteúdo da sessão, o senador Antônio Magalhães Júnior (DEM-BA, acionista da afiliada da Globo no estado), que faz parte da comissão, foi reclamar ao presidente, senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

A matéria agora vai pra votação. Vai ser uma parada dura entre os senhores do poder e aqueles que desejam que nossa política seja moralizada. Torço a favor dessa lei, afinal temos que deixar de "nos fazermos de idiotas" e desligar nossa política dos negócios - esse meu comentário inclui outros pontos da reforma política.

Podemos não ser o melhor país do mundo, mas pelo visto estamos tentando ser.

Nenhum comentário: